sábado, abril 27, 2024
ARTIGOS

Carta da Mariane Carvalho – 1ª homeschooler graduada no Ensino Superior no Brasil

Ao Exmo Ministro de Estado da Educação Miton Ribeiro

Abril de 2021

         A primeira vez que me sentei numa sala de aula, digamos, tradicional, foi na faculdade!

Deixe-me explicar um pouco melhor.

Meu nome é Mariane de Carvalho, tenho 32 anos, e fui educada em casa desde pequena até completar o Ensino Médio em 2007. Venho de uma família de educadores: minha avó foi professora rural em fazendas de Minas Gerais, onde nem escola existia direito; minha mãe acabou escolhendo o mesmo caminho, meio que por acaso, meio que pelas voltas que a vida dá. Aprender, então, foi herança familiar, e muito estimulado em nossa família. Aprendi a ler com 4 anos, e como minha mãe incentivava muito a leitura, aprendi muitas coisas de forma autodidata.

Meus pais escolheram educar tanto eu quanto minha irmã em casa com o Homeschooling, ou Ensino Domiciliar, logo que esta prática chegou no Brasil. Eu nasci em 1989. Não tinham dinheiro para pagar escola particular. Praticavam esse método com outras famílias estrangeiras ou que foram se interessando por esta forma de ensino alternativo. Nós, alunos, estudávamos em livros escolares brasileiros e ingleses ou norte-americanos. Estudei todas as matérias ensinadas no currículo escolar, além de idiomas (sou trilíngue, falo inglês e italiano além do português). Aprendi música, habilidades tecnológicas, de computador, fiz esportes, tinha hobbies pelas quais me interessava como culinária, e muito mais. Fiz balé e estudei piano, e fazia várias outras atividades extracurriculares como passeios à museus e parques, aulas de pintura, artes e ofícios como reciclagem, teatro, caminhadas na natureza, andar a cavalo, plantar árvores, e mais.

Uma vez quando tinha 9 anos, minha mãe, não muito sutilmente, escreveu para uma publicação de ensino em casa, dizendo que eu colecionava selos. Crianças do mundo inteiro me escreveram, para trocar não só selos, mas também histórias sobre a vida e a cultura delas em países como Tailândia, Japão, França e Canadá. Escrever virou uma brincadeira e redação um passatempo. Isso estimulou muito a minha curiosidade pelo mundo, e um desejo por viajar e conhecer histórias, culturas, culinárias e países diversos.

Outra área importante da minha educação foram os projetos sociais e culturais que sempre participei. Meus pais, cristãos, se preocupavam em nos ensinar a pensar no outro e participar para a construção de um mundo melhor, e ser um cidadão que faz uma diferença.

Tive que fazer Supletivo para tirar os certificados de conclusão Ensino Fundamental e Médio, uma dificuldade imposta pela falta de regulação do Homeschooling no Brasil. Nem tudo foi perfeito, mas sei que foi uma experiência muito rica. Ingressei então na faculdade onde me formei em 2012 em Design Gráfico, e logo depois fiz MBA em Marketing Digital. Hoje moro nos Estados Unidos, país do meu marido, e sou administradora de e-commerce e digital marketing numa empresa ligada à construção civil em Chicago.

         Tenho colegas ensinados em casa que se tornaram artistas, ativistas, empreendedores, professores, poetas, enfermeiros, jornalistas, chefes de cozinha, analistas de dados, pesquisadores, fisioterapeutas, fotógrafos, bailarinos, cientistas de computação e informação, mestres, músicos, e muito mais.

Aqui nos Estados Unidos o Homeschooling é mais comum, e praticado entre muitos alunos. Até alguns dos grandes presidentes americanos foram educados em casa como Thomas Jefferson, Abraham Lincoln, dentre outros.

O dia que eu tiver filhos terei que escolher como proporciona-lhes a melhor educação possível. Talvez seja numa instituição escolar tradicional, ou muito provavelmente pelo Homeschooling. O importante para mim é ter essa escolha. Na diversidade do mundo de hoje, quero pensar também a diversidade na educação.

À sua disposição.

         Mariane de Carvalho

*Mariane de Carvalho, até onde se sabe, é a primeira aluna que cursou todo o Ensino Básico através da Educação Domiciliar e que veio a se formar no Ensino Superior no Brasil.

 

2 thoughts on “Carta da Mariane Carvalho – 1ª homeschooler graduada no Ensino Superior no Brasil

Average
5 Based On 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 11 =

Enable Notifications OK No thanks